terça-feira, 11 de agosto de 2009

As Ligas de fora

Nesta categoria irei abordar sucintamente alguns campeonatos, uns por serem mediaticamente falando impossíveis de contornar, outros ainda por serem campeonatos competitivos.
Irei analisar brevemente cada campeonato, fazendo o prognóstico acerca do candidato ao título e os maiores destaques a nível de jogadores.




Liga Espanhola – La Liga contava já com muitas estrelas e jogadores de renome, com o regresso de Florentino Peres e as suas contratações passou a ser a Liga com os melhores jogadores do mundo. O actual melhor do mundo C.Ronaldo ficou-se por Madrid, assim como o anterior melhor do mundo Kaká, já o futuro melhor do mundo Messi continua em Barcelona, ao que se juntou Ibra um potencial candidato a melhor do mundo. Essa Liga promete ser competitiva e com muita luta a nível dos dois maiores emblemas de Espanha Real Madrid e FC.Barcelona. Mesmo assim acredito que a estabilidade do Barcelona seja imperativo de mais um ano de sucesso e mais um campeonato. A luta pelo melhor marcador será renhida, assim como a de melhor jogador, mas acredito que o sucesso individual possa sorrir a Ronaldo já nesta época.





Liga Inglesa – A Premier League é das ligas mais prestigiadas da Europa, é um destino apetecível para vários jogadores e conta com grandes talentos em vários clube. Existe muita competitividade entre todos eles mas há alguns que se destacam, o que deverá acontecer esta época também. O Manchester United, apesar da perda de Ronaldo continua forte e reforçou-se a grande nível. Também o Chelsea continua no mesmo caminho que tem envergado nos últimos anos, agora com um novo treinador. Liverpool e Arsenal serão também equipas fortes. Já o Manchester City é difícil de enquadrar, mas parece-me uma equipa cheia de talentos mas que perde por ser muito desequilibrada, vamos ver onde vai dar. Aposto numa luta taco a taco entre ManU e Chelsea pelo título de campeão.





Liga Italiana – A Serie A é um liga tipicamente do seu país, ou seja, é uma equipa com um futebol muito táctico e defensivo, mas não deixa porem de ser das ligas com mais prestigio na Europa, sendo só superada pelas duas anteriores.
Pode-se afirmar que a maior figura da liga transalpina é José Mourinho, mas para além dele existem equipas cheias de jogadores talentosos. Mourinho, perdão, o Inter é o candidato mais forte à conquista do título como actual campeão, mas a Juventus parece-me forte e vai dar luta.





Liga Alemã – A Bundesliga sempre foi uma liga com um futebol raçudo e forte. Este ano as coisas continuarão assim, e pelos reforços que o eterno candidato ao título Bayern de Munique (muito querido dos adeptos leoninos) foi buscar espera-se, como sempre que o Bayern seja o principal candidato. O actual campeão em título não me parece mais franco, razão pela qual também irá lutar pelo título.





Liga Francesa – Na Ligue 1 existem muitos jogadores provenientes de Africa, jogadores que utilizam esse campeonato para se lançarem no futebol europeu. Este ano porém viram-se muitas movimentações de mercado por essas bandas. O Lyon e Marselha vieram-se abastecer em Portugal, e logo com três peças importantes do Porto Lucho e Licha e ainda Cissokho. Vê-se a vontade do Lyon principalmente em reaver o seu lugar dos últimos anos que perdeu no ano anterior para o Bordéus. Há no entanto outras equipas fortes, como é o caso do Marselha o próprio Bordéus e o PSG. A vitória no final do ano sorrirá ao que mais inteligentemente gerir os seus activos, eu aposto numa vitória do Marselha.

Sem comentários: