sábado, 9 de maio de 2009

Briosa...



Como estudante de Coimbra e automaticamente simpatizante e torcedora da Académica tenho a honra de apresentar um pequeno post sobre este clube, especialmente no decorrer desta semana da Queima das Fitas que tanto significado tem neste meio.

A Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol é considerada herdeira da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC), a associação de estudantes da universidade local, o que vale ainda hoje o epíteto comum de "equipa dos estudantes", já que até à década de 70 a grande maioria dos jogadores eram estudantes universitários.

Como todas as equipas da casa-mãe, é designada como "Académica", e carinhosamente apelidada de "Briosa" pelos adeptos, alcunha que advém da forte entrega com que normalmente se batiam as equipas amadoras de estudantes mesmo contra equipas de atletas profissionais de alta competição.

A casa-mãe, a AAC, foi fundada em 1876, resultando da fusão entre o Clube Atlético de Coimbra, fundado em 1861, e a Academia Dramática, fundada em 1837. A sua Secção de Futebol foi a vencedora da primeira edição da Taça de Portugal, no ano de 1939. No entanto, em 1974 a AAC extinguiu o seu futebol profissional. Foi aí que surgiu o Clube Académico de Coimbra (CAC) que, mesmo usando um nome diferente, um símbolo diferente, e uma estrutura associativa diferente, conseguiu assumir a posição da extinta equipa de futebol da Académica na 1ª Divisão. Em 1984 foi então criado o Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), numa tentativa de reaproximação à casa-mãe, voltando a aparecer com o mesmo nome e símbolo da Académica.

A Académica é um dos clubes com mais adeptos em Portugal. E talvez o clube com um maior número de simpatizantes no mesmo país.

O equipamento tradicional da Académica é integralmente negro, numa alusão evidente ao traje académico dos estudantes da Universidade de Coimbra.

A equipa utiliza para jogos oficiais o Estádio Cidade de Coimbra, com 30 000 lugares sentados e localizado no centro da cidade. Anteriormente designado de Estádio Municipal de Coimbra, foi alvo de uma profunda remodelação no âmbito do Euro 2004.

Palmarés e Dados relevantes

  • Taça de Portugal: 1 (1939).
  • Campeã da II Divisão nacional: 2 (1948/49 e 1972/73)
  • Participações no 1º escalão nacional: 56
  • Participações no 2º escalão nacional: 17
  • Melhor classificação de sempre no 1º escalão: 2º lugar (Vice-Campeã Nacional) em 1966/67.
  • Finalista vencida da Taça de Portugal: 3 (50/51, 66/67 e 68/69).
  • Participações em competições Europeias: 3
    • Taça das Taças: 1 (1969/70, quartos de final)
    • Taça UEFA: 2 (68/69 e 71/72, primeira eliminatória)





Sem comentários: