quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mais e menos do Sport Lisboa Benfica Época 2008/09

Este post resume-se á opinião de mais uma adepta do clube da Luz e pode não espelhar a opinião dos demais leitores deste blog e mesmo do resto dos benfiquistas.

•Jogador Mais
1.Katsouranis – Foi sem dúvida um jogador chave na equipa do Benfica. Começou a época muito mal, mas quando assumiu o meio campo raramente o deixou. Fez jogar, jogou, criou, marcou, lutou e isso para um jogador que no inicio da época queria deixar o clube.

2.Amorim – Outra peça do meio campo que só no final da época começou a ocupar a sua posição habitual e em que se sente mais á vontade. Jogou a maior parte da época descaído na esquerda o que não o impediu de fazer jogos seguros, mostrando a garra de um grande benfiquista e mostrando que a mística não está esquecida.

3.Maxi Pereira – Por falta de opções para a posição de lateral esquerdo, foi adaptado a essa posição por ser um jogador com rasa e por ter jogador como médio e extremo nessa posição. De jogador mediano da época passada transformou-se numa das peças fulcrais na defesa, quando muitas vezes a equipa não conseguia resolver era ele que puxava a equipa com as suas incansáveis cavalgadas no ataque e a sua entrega total ao jogo.

•Jogador Menos
1.Balboa – Veio com rótulo de “galáctico”, mas não consegui por em prática o seu futebol, se é que ele tem mais para mostrar, a ver vamos.

2.Bynia – Não convenceu Quique e não mostrou como poderia melhorar e ajudar a equipa no meio campo, nada de novo.

3.Jorge Ribeiro – O regresso à Luz não foi o mais desejado, não demonstrou estar seguro na defesa e não foi um elemento desequilibrador em manobras ofensivas.

•Jogador Goleador
Cardozo – Não era o preferido de Quique e passou a primeira parte da temporada no banco e com pouca utilização, mas com a lesão de Suazo abriu-se um espaço na equipa para ele, que digamos de passagem mostrou merecer. Em menos tempo marcou mais golos que Liedson e só não passou Néné na lista de melhores marcadores por pouco. O golo está-lhe no sangue e para quem não tinha ficado rendido já no ano transacto ficou-o este ano.


•Jogador Revelação
Rúben Amorim – Não me refiro a uma revelação de um jogador desconhecido, mas sim dum jogador que ao chegar ao Benfica se revelou muito importante confirmando o estatuto adquirido no Belenenses. Como já referido anteriormente não se deixou afectar pelo ingresso num grande e neste caso também no clube do coração e foi dos jogadores mais importantes.

•Melhor jovem jogador
1.Miguel Vítor – Depois de no ano passado ter rodado e jogado pelo Aves, este ano foi integrado na equipa principal e mostrou ser digno da titularidade. É das escolas do Benfica, e pode vir a ser um símbolo da instituição.

2.Sidnei – Chegou e convenceu, qualidade não lhe falta e é mais um jovem defesa a concorrer á titularidade.

3.Di Maria – Depois de no ano passado ter mostrado pouco, este ano começou a mostrar algo mais. Os golos por ele marcados pelo menos ficam na memória.

•Melhor contratação
Sidnei – Um jovem defesa que quando foi chamado a jogar mostrou serviço e garra. É também um investimento para o futuro, pois é jovem e tem muito potencial.

•Pior contratação
Javier Balboa – 4 milhões por um jogador que praticamente não jogou e quando o fez, foi muito mau, fraco e não conseguiu demonstrar o que valia.

•Melhor exibição
Benfica vs. Nápoles – O Benfica jogou, foi bom ofensivamente e marcou, coisa que se viu ser muito difícil para o clube durante esta época. Uma vitória expressiva e merecida.

•Pior exibição
Trofense vs. Benfica – Jogo miserável, sem garra, sem força e capacidade para pelo menos empatar com o último classificado da primeira liga.

•Melhor(es) golo(s)

1.Felipe Bastos contra Belenenses –

2.Di Maria contra Olhanense –

3.Di Maria contra Paços –

4.Reyes contra SCP –

5.R.Amorim contra P.Ferreira –

6.Suazo contra V.Guimarães –


By V.Cosme

5 comentários:

Catiiii disse...

Epa eu realmente detesto o golo numero 4, mas tenho que admitir que me ficou na cabea imenso...
Ainda hoje "detesto" o Reyes ( e anteção, eu gosto dele como jogador) só por este golo...

Anónimo disse...

gostava agora de ver também uma do scp feito pela Catiiii, deixo aki o meu desafio...

Alexandre disse...

Gostei muito do teu post. Está bem elaborado e fez-me relembrar grandes momentos de uma época em que o nosso GLORIOSO poderia (e deveria) ter acabado numa melhor posição. :)
Em relação aos jogadores, na minha opinião, o Maxi Pereira foi, sem dúvida, o jogador mais regular e com rendimento mais constante ao longo de toda a temporada. Maxi Pereira, Cardozo, Luisão e Ruben Amorim foram, a meu ver, os melhores desta época.
Confesso que esperava muitíssimo mais de certos jogadores como Aimar, Calos Martins, Suazo e mesmo de Yebda.
Para alem de nunca ter gostado de Carlos Martins (não tem nada a ver com o facto de ter jogado no Sporting) acho que teve um rendimento muito negativo e fez uma temporada muito aquém do que se esperava. Tambem ainda não percebi o que se passou com o francês Yebda que começou tão bem a época e desapareceu por completo depois.
Apesar disto, estou confiante em relação ao futuro ao ver a evolução de jovens Urreta, Felipe Bastos, Miguel Vitor e Sidnei.
Apenas precisam que confiem nas suas capacidades.

Filipe José Fontoura Ribeiro disse...

Os "mais" foram poucos e os "menos" em abundância, e com o novo treinador e o velho presidente, vai ser mais um 3º lugar para o ano que vem...

Abraço

Alexandre disse...

O problema do Benfica é o mesmo há já muitos anos. O problema é falta de estabilidade.
Como é que se consegue fazer uma equipa, fazer um clube campeão se se muda constantemente de treinador? È simplesmente IMPOSSÍVEL!! Se não se consegue manter uma filosofia de jogo e uma base de jogadores,se se está todos os anos a recomecar do zero, não é possivel a uma equipa lutar por lugares cimeiros, quanto mais pelo título de campeão!
Quando um treinador chega à Luz, falta-lhe tempo, não tem tempo para construir um projecto que tenha como objectivo obter resultados em 2, 3 anos. Existe uma pressão tremenda sobre os treinadores do Benfica que põe em causa a calma e tranquilidade necessárias para um treinador trabalhar convenientemente.
O problema do Benfica não está nos jogadores nem nos treinadores que contrata. O problema são os "bastidores", são os que estão à volta da equipa, do plantel.
O sr. Vieira já deveria ter saido há mais tempo...