Paulo Bento:
Paulo Jorge Gomes Bento (Lisboa, 20 de Junho de 1969) é um ex-futebolista que ocupava a posição de médio defensivo podendo também jogar como ponta de lança. Começou como jovem jogador nas escolas do Palmense, seguindo a carreira profissional no SL Benfica. Seguiram-se Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Sport Lisboa e Benfica, Real Oviedo e por fim Sporting, onde encerrou a carreira após uma lesão grave na tibiotársica.
Foi 35 vezes internacional por Portugal, estreou-se com a camisola da Selecção Nacional a 15 de Janeiro de 1995, no empate 0-0 contra a Uruguai, e finalizou a sua carreira internacional no infeliz 0-1 contra Coreia do Sul, a 14 de Junho de 2002, que ditou o afastamento de Portugal do Campeonato do Mundo de 2002 ainda na fase de grupos da competição. Jogou ainda o Euro 2000, que terminou numa suspensão de 5 meses por mau comportamento aquando das meias finais contra a França.
Acabou a carreira em 2004, aos 34 anos. Depois de "pendurar as botas" num comunicado emotivo, tornou-se treinador da equipa Júnior do Sporting. Nessa mesma época conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, trabalhando com uma equipa com grande potencial.
Troféus conquistados:
• Taça de Portugal: 1989/90 - (Estrela da Amadora)
• Taça de Portugal: 1995/96 - (Benfica)
• Primeira Liga: 2001/02 - (Sporting)
• Taça de Portugal: 2001/02 - (Sporting)
• Supertaça Cândido de Oliveira: 2001/02 - (Sporting)
Derlei:
Vanderlei Fernandes Silva, conhecido como Derlei (São Bernardo do Campo, 14 de Julho de 1975), é um futebolista luso-brasileiro que actua como avançado. Actualmente, está sem clube.
Atravessando um excelente momento de forma, Derlei ingressou na equipa do FC Porto pela mão de José Mourinho em 2002, vindo do União de Leiria. Dos seus inúmeros golos ao serviço do FC Porto, destacam-se os dois decisivos na final da Taça UEFA em 2003. Foi ainda uma unidade fulcral na conquista da Liga dos Campeões na época seguinte. Em Janeiro de 2005, após problemas disciplinares, foi vendido ao Dínamo de Moscovo por 7 milhões de euros. Representou o Sport Lisboa e Benfica até Junho de 2007, emprestado pelo Dínamo de Moscovo. No entanto, a fraca prestação na Liga Portuguesa deixou muito a desejar aos dirigentes benfiquistas, que decidiram não prolongar o empréstimo. No mercado de verão de 2007, Derlei assinou pelo Sporting até ao final da época 2007/2008 após rescisão de contracto com o Dínamo de Moscovo. No Sporting voltaram as boas exibições e marcou no primeiro jogo do Sporting na Liga 2007/2008, frente à Académica de Coimbra. Parecia tudo bem encaminhado para uma boa época quando o "Ninja" (a sua alcunha) sofreu uma entorse no joelho e teve de ser submetido a uma cirurgia que o deixou fora de campo por cerca de 6 meses.
O regresso aos relvados deu-se no dia 16 de Abril de 2008, entrando aos 62 minutos de jogo da meia final da Taça de Portugal 2007/2008, no jogo Sporting-Benfica, onde curiosamente marcou o golo que virou o resultado de 2-2 para 3-2 a favor da equipa de Alvalade.
Recentemente Derlei adquiriu nacionalidade portuguesa.
Devido à grande época realizada ao serviço do Sporting, e após Derlei anunciar que iria terminar a carreira no final da época 2008/2009, surgiu na Internet uma petição online para sensibilizar o atleta a ficar por mais um ano no Sporting Clube de Portugal. Para além dos adeptos, Derlei teve ainda o apelo dos colegas de equipa para continuar por mais uma época em Alvalade. No entanto a 10 de Junho de 2009 o Sporting anunciou que Derlei não aceitou renovar o contrato com o clube.
Fez 27 jogos e marcou 8 golos, sendo a par com Liedson o melhor marcador da equipa.
Marco Caneira:
(não consegui uma única foto dele com equipamento do SLB)
Marco António Simões Caneira nasceu a 9 de Fevereiro de 1979, em Sintra, e é um polivalente defesa do plantel de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal. Começou a carreira nas camadas jovens do Sporting mas saiu do clube juntamente com Alhandra e Paulo Costa, quando era júnior no meio de uma história algo conturbada.
Após representar alguns clubes em França e Itália, como o Bordéus. Esteve uma época no Benfica em 2001/2002. Depois foi comprado pelo Valência CF de Espanha, que na época 2006/2007 o cedeu por empréstimo ao Sporting Clube de Portugal.
No início da época 2007-2008 Caneira foi chamado de volta ao plantel principal do Valencia.
Em Junho de 2008 assinou por 4 épocas pelo Sporting Clube de Portuga
Em entrevista exclusiva ao jornal Sporting, já de «leão» ao peito, o internacional português mostrou-se bastante satisfeito e feliz com o regresso: "É com enorme satisfação e orgulho que regresso, depois de já ter representado o Sporting por duas vezes. Sinto-me verdadeiramente satisfeito com esta opção que tomei depois de me ter desvinculado do Valência. Tinha o sonho de voltar ao Sporting".
Sem comentários:
Enviar um comentário