domingo, 15 de novembro de 2009

Os penalties dos “3 Grandes”



Num dia em que estava a vaguear por blogs das listas de blogs que pertencem à minha consulta diária deparei-me com um blog intitulado de “Portistas de bancada”. Creio que foi um título de post anti-Benfica que me chamou a atenção, mas sobre isso nada irei dizer pois é simplesmente ridículo o anti-benfiquismo que existe.

O que me saltou à vista foi uma tabela presente no blog, uma tabela sobre os penalties contra e a favor dos três grandes e consequentemente a diferença entre o Porto e os outros dois.

Tomei então a liberdade de retirar essa mesma tabela e de a esmiuçar agora neste meu post.

Analisando o corrente campeonato denota-se uma superioridade de penalties a favor do Sport Lisboa e Benfica. Isso a meu ver deve-se muito ao caudal ofensivo que a equipa apresenta. O Futebol Clube do Porto tem 3 a favor e um contra, o Sporting Clube de Portugal tem 2 a favor e um contra.

No ano transacto o Porto teve 9 a favor e 1 contra, já o Sporting teve mais contra que a favor 4 e 3 respectivamente, e o Benfica teve 7 a favor e 5 contra. Isto vem a demonstra simplesmente que quem está melhor no campeonato tem mais penalties a favor e menos contra.

No final vemos uma tabela de penalties a partir de 1995 e a relação para com o FCP. No total a partir de 95 quem obteve mais penalties foi o SCP com um total de 96 a favor, seguindo-se o SLB com 87 e depois o FCP com 77. No que diz respeito aos rigores máximos contra o maior “prejudicado” é o Benfica com 39 penalties contra, seguindo-se o Porto com 29 contra e finalmente o Sporting com 27 contra.

Por essas contas arrisco-me de afirmar que o Sporting é o mais beneficiado, não pondo em causa a veracidade ou não das grandes penalidades.

O que vou concluir por ultimo é simplesmente a inutilidade de uma lista assim para ver que é ou não beneficiado, afirmando também que são os três grandes que mais ganham com os penalties.



1 comentário:

Catiiii disse...

não comento. :P
Ando a preparar um post sobre o Carvalhal, mas tou tao desiludida com o novo treinador que ta muito dificil...
SD