quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Visão benfiquista do derby


Do que falamos quando dizemos que um determinado encontro é muito mais do que um simples jogo de futebol?

Falamos de jogos muito especiais que envolvem um ambiente muito próprio, que se traduz em emoções fortes. Para que isso aconteça é preciso que seja um jogo decisivo, ou de uma fase avançada de uma importante competição ou que seja um encontro entre dois rivais históricos.

Aqui fala-se da visão encarnada sobre o derby lisboeta, Benfica-Sporting ou Sporting-Benfica neste caso a segunda hipótese.

Nada melhor que ver o nosso maior rival derrotado no seu próprio reduto, e ver os nossos adversários “lagartos”, a sofrer na própria casa.

Lagartos, sim! Para nós, os adeptos do Sporting nunca são leoninos ou sportinguistas, são lagartos. Isto faz sentido explicar, porque apesar desta rivalidade imensa é preciso ter a sorte que eu tenho tido, e saber fazer desta relação "odiosa" grandes laços de amizade. Afirmo aqui com orgulho que entre os meus amigos estão adeptos do clube rival que muito estimo e que fazem com esta rivalidade seja cada vez mais acesa.

Quem vive o futebol como eu vivo, sabe que a rivalidade com os verdes é um sentimento omnipresente, todo o ano, todos os dias. Estar em contacto com lagartos faz com que estejamos sempre a picar e a agoirar.

A característica do derby é que "Raramente serás feliz à conta do vizinho rival". Ou seja, Benfica e Sporting podem ganhar títulos mas raramente conseguem arrancá-lo na cara do rival. Quando se consegue, claro, é o prazer supremo!

Tenho para mim que mesmo que houvesse uma temporada catastrófica que fizesse com que os rivais de Lisboa tivessem que lutar para não descer de divisão, o estádio estaria sempre cheio quando as equipas se defrontassem. Um jogo destes nunca é definitivo, dura para discussões extensas que só são abafadas com a chegada de novo jogo.

A partir de sábado novas incidências surgem para enriquecer a vasta história de confrontos com os nossos queridos inimigos. Domingo e segunda-feira lá vamos enfrentá-los no café, no trabalho, nas aulas, no supermercado, na net. Só espero que o sorriso seja todo nosso.

Não troco os derbies por nada, que me desculpem os adeptos de todos os outros clubes, mas este é "O" Derby! Não há nada que se compare ao encontro destes vizinhos. É quando os opostos se cruzam. Durante noventa minutos encaramos cada lance como se fosse decisivo para resolver a eterna questão de quem é melhor. O coração bate mais depressa, um golo nosso é a explosão de alegria, um golo sofrido é como ter o mundo a desabar nas nossas cabeças. É muita emoção que só se justifica pelo prazer de no final irmos ao encontro dos nossos rivais que no fundo são uns amigalhaços e que precisam tanto desta rivalidade como nós.

Já sei que só vale 3 pontos, mas a vitória em Alvalade é purificadora.

Força Benfica.

Sem comentários: