quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Reforços encarnados de inverno III
Nome completo: ÉDER LUÍS de Oliveira
Nascimento: 14/04/1985 (24 anos)
Nacionalidade: brasileira
Posição: avançado
Carreira: 2005-2007 (Atlético Mineiro); 2008 (São Paulo);
2009 (Atlético Mineiro)
Formado nas categorias de base do Clube Atlético Mineiro, o atacante chegou ao Galo em 2004 para defender a categoria Júnior, pela qual conquistou importantes títulos como dos torneios de Obendorf e Ennepetal, na Alemanha, e Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior.
Nas categorias de base, Éder Luis disputou oitenta e três jogos e marcou vinte e cinco golos. No time profissional, sua estreia foi em 20 de Agosto de 2005, na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.
Participou decisivamente na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, marcando um golo e tendo grande actuação na vitória do Atlético Mineiro sobre o Palmeiras, que terminou com as chances da equipa paulista de ir para a Copa Libertadores da América de 2008, e que consequentemente deu a vaga ao rival do Galo, o Cruzeiro.
Em fevereiro de 2008, foi emprestado até o fim do mesmo ano, ao São Paulo Futebol Clube. Fez sua estréia pelo clube paulista na Copa Libertadores da América, numa partida contra o Atlético Nacional da Colômbia.
Ao final do empréstimo, retornou ao Atlético Mineiro para a temporada de 2009 onde teve como parceiro de ataque Diego Tardelli.
Títulos:
• Campeonato Brasileiro da Série B: 2006.
• Campeonato Mineiro: 2007.
• Campeonato Brasileiro: 2008.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Benfica 2009
Aqui fica a minha opinião sobre o que de melhor e pior se passou durante 2009 no Sport Lisboa e Benfica-
Jogador do Ano: Óscar Cardozo
Flop do Ano: Javier Balboa
Jogador Revelação/Confirmação do Ano: Fábio Coentrão
Jovem Jogador do Ano: Roderick Miranda
Contratação do Ano: Saviola
Melhor Jogo do Ano: Benfica 8-1 Vitória FC
Pior Jogo do Ano: Trofense 2-0 Benfica
Golo do Ano: Saviola, no CFB 0-4 SLB (0-1)
Roubo do Ano: FC Porto 1-1 SL Benfica (Pedro Proença)
Modalidade do Ano: Basquetebol
Desportista do Ano: Ricardinho (Futsal)
Treinador do Ano: André Lima (Futsal)
Dirigente do Ano: Rui Costa
Momento do Ano: Desconto de tempo de André Lima, no Jogo 4 da Final
Alegria do Ano: Basquetebol campeão
Tristeza do Ano: Morte de Robert Enke
Acontecimento do Ano: Telma Monteiro, campeã europeia
Caricato do Ano: "Boa tarde a todos os sócios e associados do Benfica", primeira frase de Jorge Jesus à Benfica TV.
Projecto do Ano: Benfica TV
Reforços encarnados de inverno II
Nome Completo: Airton Ribeiro Santos
Data de Nascimento: 21 de Fevereiro de 1990 (19anos)
Posição: Médio/Trinco
Clubes anteriores: Flamengo
Trinco de ofício, chegou ao Flamengo através da indicação de Adílio. O atleta pertencia ao modesto Nova Iguaçu e de lá veio por empréstimo, após breve passagem pelo Mesquita, no dia 7 de Janeiro de 2008. Inicialmente planeou-se a participação de Aírton apenas na composição do elenco dos juniores, no entanto, o destaque alcançado nas partidas disputadas pelas categorias de base fizeram com que as atenções sobre o jogador se redobrassem .
No ano de 2008 Aírton foi promovido à equipa profissional de futebol depois de impressionar o então técnico Joel Santana que acompanhava alguns treinos da equipa de futebol júnior. Sua estreia deu-se no dia 6 de Abril num clássico dos milhões, válido para o Campeonato Carioca daquele ano. As atenções sobre Aírton, quando do seu lançamento eram tão grandes, que ainda naquela temporada, a Gazeta Esportiva Globoesporte lançou uma matéria na qual chamava o jogador de Monstro e o classificava como uma das grandes revelações dos próximos anos.
A chegada de Cuca , inicialmente nada alterou na posição de Aírton, entretanto, a aposentadoria de Fábio Luciano fez com que o jogador fosse recuado da posição de volante para a condição de zagueiro, outrora ocupada pelo Xerife. Apesar da mudança, o rendimento de Aírton em nada mudou e o jogador apesar de jovem, continuou a mostrar-se bastante seguro e absolutamente capaz de assumir o sistema defensivo do Mais Querido do Brasil.
Com a chegada do defesa experiente Álvaro durante o Campeonato Brasileiro, o jovem jogador voltou a jogar na sua posição e foi fundamental na campanha do sexto título brasileiro do Flamengo.
Um Bom Ano Novo
Os meus votos são para que os leitores e amigos deste blog tenham umas boas entradas e um óptimo ano 2010...
Que seja cheio de esperança, que para os meus lados não está fácil, mas como sou sportinguista, a esperança é a última a morrer.
Portanto, os meus desejos são de muita saúde para todos.
Saudações Leoninas.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Bom Natal
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Reforços encarnados de inverno I
Nome completo: Alan Kardec de Souza Pereira Junior
Nascimento: 12 de Janeiro de 1989 (20 anos)
Clubes anteriores: Vasco da Gama, Internacional
Alan Kardec chegou às categorias de base do Vasco em 2000. Em 2007 conseguiu uma vaga na equipe principal do clube cruzmaltino, fazendo sua estreia na vitória sobre o Fast-AM, válida pela Copa do Brasil, no dia 14 de Fevereiro de 2007. O seu primeiro golo como profissional aconteceu num empate contra o Botafogo, válido pela Taça Rio, no dia 11 de Abril de 2007. No Brasileiro de 2007, Alan fez uma boa campanha pela equipa cruzmaltina, marcando oito golos em vinte e seis jogos.
Em 2009, Alan Kardec chega ao Internacional por empréstimo até Maio de 2010, com opção de compra por 3 milhões de reais. Jogou pouco.
No dia 22 de Dezembro, foi confirmada pelo presidente do Benfica a sua aquisição.
Alan Kardec participou da campanha da Selecção Brasileira de Futebol Sub-20 que conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2009. Mesmo sendo reserva, provou-se bastante eficaz, marcando golos. Novamente convocado, vestiu a camisa 9 da mesma selecção Sub-20 que disputou o mundial da categoria, sendo o goleador da equipa com quatro golos. O Brasil acabou como vice-campeão após marcação de grandes penalidades.
Títulos
• Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
domingo, 20 de dezembro de 2009
Venceu o melhor
O Benfica venceu por 1-0 com o golo solitário de Saviola.
Apesar da ausência de algumas peças chave da equipa encarnada, o Benfica dominou a primeira parte e partes da segunda parte. O Porto não conseguiu rematar até ao minuto 60 o que demonstra a superioridade benfiquista.
Foi clara a vontade e querer dos jogadores encarnados que tiveram o controlo emocional e tiveram como referiu Jesus “Raça de Campeão” e “espírito de sacrifício”.
Jesus apostou em Urreta que respondeu bem à chamada do treinador. Destaque ainda para o grande Saviola que demonstrou mais uma vez a sua grande classe.
O Benfica fica assim com os mesmos pontos do Braga e a 4 de distância do FC Porto, com que se defrontou hoje.
sábado, 19 de dezembro de 2009
Um clássico de emoções fortes
Joga-se no domingo dos clássicos mais esperados do ano. A proximidade pontual entre os dois grupos, a grande rivalidade clubista, a potencial importância que o jogo poderá ou não ter nas contas finais do campeonato, faz deste jogo um jogo especial.
O Porto desloca-se ao Estádio da Luz na máxima força, enquanto o Benfica se encontra desfalcado.
A ausência de Di Maria e Coentrão ambos por castigo, a lesão de Amorim e ainda os convocados que se encontram condicionados nomeadamente Aimar, Ramires e os defesas centrais Luisão e David Luiz, dificultam o trabalho a Jorge Jesus que terá que montar a sua equipa segundo as limitações existentes.
Apesar das condicionantes, espera-se um jogo emocionante com grande entrega e vontade de vencer por parte das duas equipas, mas principalmente por parte do Benfica, que com o apoio da sua massa associativa terá a obrigação de vencer esta partida.
Convocados do Benfica:
Guarda-redes: Quim e Júlio César;
Defesas: Luís Filipe, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Miguel Vítor, Roderick Miranda, César Peixoto e Shaffer;
Médios: Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins, Urreta, Felipe Menezes e Aimar;
Avançados: Cardozo, Saviola, Nuno Gomes e Weldon.
Convocados do Porto:
Helton e Beto;
Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Nuno André Coelho e Sapunaru;
Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Fernando e Rodríguez;
Falcao, Mariano, Hulk, Varela e Farías.
Para este jogo e contando com aqueles jogadores que se encontram em duvida, mas que estão convocados fica aqui a minha previsão:
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Naval - Sporting
Eu irei ao estádio, ou pelo menos tenho o bilhete a contar com isso, a não ser que chova a potes, e irei torcer pelo meu Scp, o meu clube do coração... Embora seja um jogo quase "derby" para mim, eu costumo dizer que "Torço sempre pela Naval, menos contra o Scp"
Espero que o Scp saia vitorioso, embora saiba que a Naval não está assim tão má e o treinador conhece bem a equipa que vai defrontar...
Conclusão, espero ver um bom jogo, o Scp já mostrou mais algum futebol no jogo em Berlim (algum, não muito) e que seja um jogo sem erros de arbitragem (coisa que se me lembro, na época passada não aconteceu)...
Aqui está a lista de convocados: (não podia ser melhor, Caicedo não vem...)
Rui Patrício, Tiago, Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel, Grimi, Abel, Pereirinha, Veloso, Adrien, Moutinho, Izmailov, Vukcevic, Matias, Postiga, Saleiro e Liedson
Saudações Leoninas...
Força Sporting
...e as possíveis combinações dos oitavos-de-final da LE
At.Madrid/Galatasaray - Everton/Sporting
Olha que bonito....
Pois, é uma troca do sorteio da LE, ou seja, o Scp defronta a equipa que foi goleada pelo SLB nesta eliminatória...
Vamos lá ver...
Parece que esta "troca" era do mais dificil que podia acontecer a nível de probabilidades...
Saudações
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Vitória com uma segunda linha
O Benfica venceu por 2-1 o AEK num jogo que já não definia nada no grupo. Jesus apostou numa equipa completamente diferente, só mantendo Di Maria e trazendo Coentrão, ambos afastados do clássico para o onze inicial.
Uma primeira parte tranquila, com o Benfica por cima no jogo, que mesmo não deslumbrando fez um jogo. Di Maria fez o golo no fim da primeira parte levando o Benfica com uma vitória para o intervalo. Antes disso, Filipe Menezes levou uma bola ao poste na marcação de uma grande penalidade, falhando assim o primeiro golo.
A segunda parte com, algumas substituições e uma entrada mais forte do AEK levou a divisão do jogo, mesmo assim Di Maria consegui levar uma bola à trave e posteriormente marcou mesmo, de “letra”. O AEK conseguiu reduzir tomando vantagem da juventude da defesa.
O Benfica termina a fase de grupos da Liga Europa com uma vitória, dando também ânimo para o clássico de domingo.
De referir ainda a classe de Di Maria que seguramente ainda fará falta para o clássico.
Benfica-1 FCPorto-0 de 2000
O 31, faz 32
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Aimar e Saviola na lista de candidatos a melhor jogador argentino da década
O site ambito.com está a levar a cabo uma votação para saber quem foi o melhor jogador argentino da última década. O médio Pablo Aimar e o avançado Javier Saviola integram a lista de candidatos, sendo que o primeiro está em grande destaque na votação.
Os futebolistas do Sport Lisboa e Benfica surgem ao lado de nomes como Lionel Messi, Gabriel Batistuta, Juan Román Riquelme, Ariel Ortega, Hernán Crespo, Gabriel Heinze, Juan Sebastián Verón ou Martin Palermo. A votação está, para já, renhida entre Aimar e Batistuta.
Pablo Aimar começou a dar nas vistas ao serviço River Plate, transferindo-se depois para os espanhóis do Valência. Seguiu-se uma passagem menos feliz pelo Saragoça, último clube antes de rumar ao Benfica na temporada passada. As suas boas exibições nos “encarnados” já permitiram inclusivamente o seu regresso à selecção da Argentina. Não é, por isso, de admirar que seja um dos fortes candidatos a melhor jogador argentino da última década.
Já Saviola, contratado pelo Benfica ao Real Madrid no início desta temporada, não tem, para já, uma votação de grande relevo no referido site argentino.
Para votar é só aceder ao seguinte endereço: http://www.ambito.com/
Uma questão de honra
Apesar de apurado e com uma equipa algo desfalcada é de esperar que o Benfica jogue para ganhar, por uma questão de orgulho.
O jogo será muito provavelmente disputado por jogadores que normalmente são menos utilizados, por um lado por causa de lesões, por outro de forma a dar mais minutos a esses jogadores.
Lista de convocados
Guarda-redes: Júlio César e Moreira;
Defesas: Luís Filipe, Maxi Pereira, Roderick Miranda, Luisão, Miguel Vítor, Sidnei, Shaffer e César Peixoto;
Médios: Javi Garcia, Carlos Martins, Felipe Menezes e Di María;
Avançados: Cardozo, Nuno Gomes, Weldon e Keirrison.