sábado, 28 de fevereiro de 2009

105 anos de Glória. “Parabéns Benfica!!!!” - Parte 1


À exactamente 105 anos atrás, decorria o dia 28 de Fevereiro de 1904, 24 ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa onde se destaca Cosme Damião, após um treino de futebol criaram, nas traseiras da Farmácia Franco – Belém, o Sport Lisboa com uma secção de futebol. Nesta histórica reunião ficou ainda decidido a cor do equipamento (vermelho e branco) usados pelos jogadores que representariam o novo clube e também que este teria no emblema uma águia com a insígnia “E Pluribus Unum”.
O seu primeiro jogo público realizou-se aproximadamente um ano depois da sua formação, 1 de Janeiro de 1905, onde defrontou o Campo de Ourique vencendo por 1-0. No entanto o Sport Lisboa não se destacava apenas no futebol, o ciclismo era também uma modalidade com bastante êxito. Decorria o ano de 1907 e os tempos eram de crise para o Sport Lisboa, o que ficou evidenciado pela perda de alguns dos seus atletas para o Sporting, clube mais abastado, e também por não conseguir ter um terreno de jogo próprio. O fim do sonho parecia próximo no entanto foi em Benfica e no Grupo Sport Benfica, fundado em 1906, que se encontrou a solução. Este clube possuía um campo na Quinta da Feiteira, mas estava mais dedicado à prática do ciclismo, e o Sport Lisboa os jogadores por isso a fusão dos dois clubes pareceu favorável a ambos e formou-se assim, a 13 de Setembro de 1908, o Sport Lisboa e Benfica. As cores do equipamento mantiveram-se as mesmas e o emblema passou a conter a roda de bicicleta herdada do emblema do Sport Benfica.
No entanto só em 1910 é que se viriam a verificar resultados mais positivos para o Sport Lisboa e Benfica, vencendo nesse ano o seu primeiro título regional de Futebol e tendo como principais figuras Cosme Damião e Artur José Pereira. Este foi um ano sorridente para o clube pois também se começou a impor no ciclismo e atletismo.
A 12 de Outubro de 1913, o Benfica inaugurou o seu campo em Sete Rios, com um jogo que ficou marcado por uma goleada por 4-0 frente ao Sporting. Neste mesmo ano saiu o jornal do clube intitulado de “Sport Lisboa”. Em 1916, tempo marcado pela guerra e dificuldades nacionais, o Sport Lisboa e Benfica mudou-se para a Avenida Gomes Pereira – Benfica. As boas condições das instalações, associadas ao crescimento desportivo e associativo do clube, fizeram com que este se expandisse dando origem ao Hóquei em Patins, Râguebi, Patinagem, Ténis, entre outras modalidades. Foi neste recinto que se realizou, com iluminação artificial, o primeiro jogo nocturno no nosso País. Em 1919, a importância do Benfica era tal que inaugurava, frequentemente, filiais em Portugal e nas colónias portuguesas de África.
O desenvolvimento desportivo implicou, naturalmente, o engrandecimento das instalações do Clube, destinadas à prática das diversas modalidades. Em 1925, foi inaugurado o Campo das Amoreiras, do qual o Benfica é proprietário, com uma lotação de 15 000 lugares, sendo considerado na época o melhor estádio da Península Ibérica. É neste estádio que o Benfica conquista os primeiros títulos nacionais.
Os primeiros títulos nacionais de futebol, obtidos com as vitórias nos Campeonatos de Portugal de 1929/30 e 1930/31, projectam, um dos primeiros ídolos do clube, o avançado e também goleador Vítor Silva. Na época de 1934/35 o Benfica adquiriu o primeiro título, na Primeira Liga do Campeonato nacional de Futebol, onde venceu 3 das 4 edições. Em 1940, entra no património desportivo do clube a primeira Taça de Portugal. Nesta altura, alinha já de águia ao peito Guilherme Espírito Santo, atleta de eleição, campeão nacional de futebol e de atletismo. Outros nomes, não menos importantes, ficam também ligados ao respeitado histórico do futebol benfiquista desta fase: Francisco Albino, Francisco Ferreira, Gaspar Pinto, Rogério de Sousa, Gustavo Teixeira, Luís Xavier e Alfredo Valadas.
No dia 5 de Outubro de 1941, o Benfica inaugurava o «Campo Grande», um campo maior para um grande clube. A década de 40/50 não foi excepcional para o clube encarnado, sendo que na década de 40 conquistou apenas 4 títulos nacionais e 3 Taças de Portugal e na década de 50 ficou-se pelos 3 títulos nacionais, vingando-se, contudo, ao ganhar 6 Taças de portugal. Em 1950, mais concretamente a 18 de Julho deste ano, o Benfica conquista o seu primeiro grande troféu europeu: a Taça Latina. Após vencer a Lazio nas meias-finais, o clube encarnado defronta o Bordéus e depois de um empate a três bolas o jogo é repetido na semana seguinte, onde o Benfica acaba por ganhar por 2-1. O Sport Lisboa e Benfica é o único clube português a ter vencido esta competição.
Em 1954, com a contribuição de associados e simpatizantes, o Benfica inaugura o Estádio da Luz, inicialmente com uma capacidade para 30 000 espectadores (este estádio foi posteriormente demolido por ocasião da realização do EURO 2004 em Portugal). Esta década fica ainda marcada pela primeira participação do Benfica na Taça dos Campeões Europeus no ano de 1957.

1 comentário:

Anónimo disse...

MUITOS PARABÈNS PELOS 105 ANOS DE EXISTENCIA E PERMANENCIA DO FUTEBOL PORTUGUES VIVA S.L.B